O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) é uma associação científica sem fins lucrativos e foi fundado em 1990 com o objectivo de desenvolver a investigação biomédica e o ensino pós-graduado multidisciplinar na Universidade de Coimbra. O CNC foi o primeiro Laboratório Associado constituído em Portugal, e tem desde então aumentado o leque de competências científicas, com particular destaque para o estudo dos mecanismos fundamentais de envelhecimento e doenças neurológicas.

De modo a ir ao encontro do impacto social que se espera da investigação em biomedicina, foi feito um esforço para aliar os resultados da nossa investigação fundamental à biotecnologia e investigação aplicada, bem como ao tecido económico e produtor da região. A sólida parceria existente entre o CNC e a actividade clínica tem sido o catalisador do desenvolvimento da investigação translacional, fomentada por parcerias com a indústria farmacêutica. O CNC é parceiro fundador do Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia, e do Health Cluster Portugal, num claro estímulo à transferência de tecnologia e à criação de novas empresas biomédicas e biotecnológicas.
Em paralelo com a sua investigação fundamental e aplicada, o CNC está fortemente empenhado na preparação da nova geração de investigadores e clínicos. Em 2002 criou um Programa de Doutoramento internacional, e coopera continuamente com o Programa de Doutoramento MIT-Portugal. O CNC faz parte da European Neuroscience Campus Network (ENC-Network) para o ensino pós-graduado, da Network of European Neuroscience Institutes (ENInet), e está também envolvido no Programa Harvard Medical School-Portugal. .

Sendo uma instituição onde surgem permanentemente novos desafios científicos, o CNC assume também a responsabilidade de desenvolvimento de estratégias que fomentem posturas positivas relativamente à ciência e aos cientistas. O Programa Ciência e Sociedade desenvolvido pelo CNC pretende assim estimular a disseminação dos progressos científicos junto da comunidade, de modo a aumentar o acesso do público à ciência, fomentando igualmente o envolvimento dos alunos nos seus estudos na área das ciências.
 
   
© 2017 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology powered by ponto.C