CNC é uma instituição científica que visa fomentar a investigação biomédica e o ensino pós-graduado multidisciplinar na Universidade de Coimbra.
De modo a ir ao encontro do impacto social que se espera da investigação em biomedicina, foi feito um esforço para aliar os resultados da nossa investigação fundamental à biotecnologia e investigação aplicada, com parcerias com a atividade clínica, indústria farmacêutica e outro tecido económico e produtor da região.

O CNC integra o consórcio de investigação CIBB, uma parceria estratégica entre o CNC e o iCBR. O CIBB reúne o maior conjunto de investigadores de excelência nas áreas da Biomedicina e da Biotecnologia na zona CENTRO. É uma unidade de Investigação e Desenvolvimento financiada pela FCT (UIDB/04539/2020). Mais informações sobre o CIBB aqui.

O CNC junta investigadores das Faculdades de Medicina, Farmácia, Ciências e Tecnologia, do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e do Instituto Português de Oncologia. A sólida parceria existente entre o CNC, a atividade clínica e a indústria farmacêutica tem sido o catalisador do não só do desenvolvimento da investigação fundamental e aplicada no CNC, como também do ensino pós-graduado e transferência de tecnologia.

O CNC é parceiro fundador do Biocant e do Health Cluster Portugal, num claro estímulo à transferência de tecnologia e à criação de novas empresas biomédicas e biotecnológicas.

O Centro está fortemente empenhado na preparação da nova geração de investigadores, na formação pós-graduada multidisciplinar na Universidade de Coimbra. Em 2002 lançou o Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina que promove formação multidisciplinar avançada em áreas emergentes da Biologia e Biomedicina.

O CNC é coordenador das Redes Europeias FOIE GRAS e Sny2psy e pertence à rede NEURASMUS.

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra foi uma das 16 Instituições Nacionais que subscreveram o Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL), em colaboração com a European Animal Research Association (EARA).

O CNC apoia a Declaração da Rede ALBA sobre Equidade e Inclusão!
ALBA é uma rede de neurocientistas focada na promoção de comunidades científicas mais inclusivas e justas. Esta declaração visa apresentar ações concretas na qual indivíduos e organizações podem realizar para promover a equidade e a inclusão.
Saiba mais aqui: http://bit.ly/3kdxr0M

Sendo uma instituição moderna onde surgem permanentemente novos desafios científicos e sociais, o CNC está fortemente dedicado à comunicação de ciência. A nossa estratégia de comunicação assume a responsabilidade de desenvolver formas inovadoras de envolver a sociedade na investigação científica, disseminar informação científica, contribuir para a literacia científica e estabelecer estratégias que promovam atitudes positivas da sociedade perante a ciência e os cientistas.
 
   
Financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projectos POCI-01-0145-FEDER-007440 e UIDB/04539/2020.

© 2021 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology
powered by DigitalWind