Programa MIT Portugal atribui prémio “Inovação em Educação” a investigadores do CNC
2011.10.24
O Programa MIT Portugal anunciou recentemente os vencedores da edição 2010 dos prémios Inovação em Educação (“2010 Education Innovation Awards”) tendo contemplado, na área de Sistemas em Bioengenharia, Rodrigo Cunha (CNC, FMUC) e João Nuno Moreira (CNC, FFUC).
R CunhaEstes prémios têm como objectivo principal reconhecer a excelência no desenvolvimento e ensino dos programas de estudos graduados em Portugal, fomentando assim a qualidade dos seus curricula. A fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) patrocina a atribuição destes prémios, em valor monetário, cuja entrega decorrerá numa cerimónia ainda a agendar.

O CNC é uma das instituições de acolhimento do Programa estabelecido entre o Governo português e o Massachussets Institute of Technology (MIT), organizando anualmente cursos que integram o seu programa doutoral. Estes cursos têm-se revelado de elevada importância na área das ciências da saúde, nomeadamente nas neurociências e no desenvolvimento de medicamentos (cursos co-organizados por Rodrigo Cunha e João Nuno Moreira, respectivamente). O CNC integra a rede de Laboratórios Associados criada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo actividade de investigação científica de excelência na área biomédica, dando igual ênfase à formação pós-graduada que ministra.
JN MoreiraEstes prémios, atribuídos a dois investigadores organizadores dos três cursos em que o CNC está envolvido neste programa, são pois o reconhecimento do já longo empenho do CNC e dos seus membros na qualidade do ensino superior em Portugal, e muito em particular na Universidade de Coimbra.

Aos prémios agora atribuídos estavam nomeados todos os que, no ano 2010, foram responsáveis pela organização ou ensino de um curso integrante do programa MIT Portugal, bem como de outras actividades educativas como as de empreendedorismo ou projectos em equipa. Os critérios de selecção baseiam-se no empenho na qualidade e inovação dos programas educacionais, na capacidade de transmitir conteúdos contextualizando-os com a investigação na área e as aplicações práticas, e na capacidade de motivar os alunos a aplicar os conhecimentos adquiridos na sua própria investigação e/ou carreiras profissionais. O júri foi composto por um coordenador da área de atribuição do prémio (Joaquim Cabral, na área de Sistemas em Bioengenharia), o director nacional (Paulo Ferrão) e o director do MIT (Dan Roos), um representante do presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Francisco Sepúlveda Teixeira) e o director de educação do MIT (Josh Jacobs).
diário de coimbra_23out2011.pdf
back
 
   
© 2017 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology powered by ponto.C