Projecto europeu coloca academia, empresas e associação em mobilidade
O Projecto Europeu “mtFOIE GRAS”, liderado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), destinado a promover a mobilidade de cientistas e técnicos entre academia, empresas e associações, será lançado no próximo dia 14 de Junho no Hotel D. Luís, em Coimbra.
mt foie gras

Quatro investigadores do CNC fazem parte do grupo de 19 cientistas que vão adquirir experiência em empresas internacionais de biotecnologia e na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), que está envolvida em investigação clínica, enquanto 15 cientistas e pessoal técnico de empresas e da APDP irão frequentar o mundo académico.

O lançamento do projecto, financiado em cerca de 450 mil euros, contará com todos os parceiros nacionais e internacionais envolvidos com o intuitode fomentarem a mobilidade como uma forma de promover a investigação de excelência e o desenvolvimento de ferramentas não-invasivas e rápidas para um diagnóstico mais preciso do Síndrome do Fígado Gordo não-Alcoólico (SFGNA).

O anterior projecto Europeu FOIE GRAS, também coordenado pelo CNC, distingue-se do actual projecto mtFOIE GRAS, pelo estímulo preferencial à formação e treino de jovens investigadores, ao contrário do actual, mais focado em cientistas e técnicos de carreira.

A SFGNA afeta 6 a 37 por cento da população mundial e poderá ser uma “assassina silenciosa” porque os sintomas evidenciam-se em fases tardias, quando se apresenta incurável, contribuindo para o aumento do risco de diabetes, cirrose hepática e cancro. A doença é atualmente diagnosticada através da biopsia do fígado, um procedimento invasivo, arriscado e caro.

O projeto mtFOIEGRAS conta com a participação da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e de instituições académicas, clínicas e empresariais de Itália, Alemanha, Áustria, Espanha, Reino Unido e Polónia. A investigação é apoiada através do quadro de financiamento do Horizonte 2020 da União Europeia na tipologia “RISE” (Research and Innovation Staff Exchange).

12.06.17 - Paulo Oliveira & Adalberto Fernandes
Voltar
 
   
© 2017 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology powered by ponto.C