A investigação translacional e a transferência de tecnologia têm vindo a ser desenvolvidas progressivamente no CNC, conduzindo a uma proveitosa interacção com a indústria e autoridades locais. Desta interacção resultou a participação do CNC na constituição da ABAP (uma Associação que envolve sete Câmaras Municipais da região Centro do país), destinada ao desenvolvimento baseado no conhecimento. A principal contribuição do CNC para este objective consistiu na criação de uma Unidade de transferência de tecnologia (Biocant) em colaboração com a Câmara Municipal de Cantanhede. Esta Unidade tornou-se o pólo agregador do Biocant Park, um Parque Biotecnológico em franco crescimento que tem vindo a atrair novas empresas de Biotecnologia.
BIOCANT – Centro de Inovação em Biotecnologia
O Biocant é uma associação sem fins lucrativos destinada à transferência de tecnologia e de recursos humanos na área da Biotecnologia. Os parceiros fundadores são o CNC, a Câmara Municipal de Cantanhede e a ABAP. Iniciou o seu funcionamento em Setembro de 2005, sob a supervisão científica do Prof. Carlos Faro (Univ. Coimbra). Cada uma das Unidades de Investigação do Biocant começou a desenvolver, em 2006, projectos em colaboração com a indústria (farmacêutica, vinho, cortiça). Investigadores do CNC foram convidados a integrar as equipas de Investigação responsáveis por estes projectos.

O Biocant está actualmente organizado em sete unidades funcionais, com equipas altamente qualificadas e equipamento de ponta: Bioinformática, Biologia Celular, Biotecnologia Molecular, Engenharia de Tecidos, Genómica, Microbiologia e Serviços Avançados. Presta serviços e realiza actividades de I&D baseadas em plataformas pós-genómicas, como a sequenciação do genoma, chips de ADN, proteómica, interactómica e metabolómica.

Para mais informações visite a página do Biocant.
 
   
© 2017 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology powered by ponto.C