O Centro de Neurociências e Biologia Celular está estrategicamente posicionado para assumir um papel decisivo na área da investigação em Biomedicina, tanto ao nível básico como aplicado, devido às diferentes formações e perspectivas dos seus investigadores. A forte interacção com hospitais, nomeadamente o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO Francisco Gentil, E.P.E.), com empresas farmacêuticas e com o Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia, tem sido o motor do desenvolvimento progressivo da investigação translacional.

O desenvolvimento de novas tecnologias baseadas numa sólida investigação fundamental, e estimulada pelo crescente interesse na investigação translacional, conduziu à instituição oficial da Biotecnologia como domínio de especialização, reconhecida como tal na unidade CNC/UC-BIOTECH instalada no Biocant.

A investigação no CNC está assim organizada em dois domínios científicos – Biomedicina e Biotecnologia –, cada um subdividido em três áreas.

Biomedicina
 

Neurociências e doença

Metabolismo, envelhecimento e doença

Novas estratégias preventivas e terapêuticas
Biotecnologia
 

Biotecnologia molecular e de microrganismos

Biologia computational

Células estaminais e engenharia de tecidos
 
   
© 2017 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology powered by ponto.C